Maio 2008
Realmente as minhas princesinhas têm cada saída!... É nestes momentos, breves, tão pequenos e aparentemente simples, que a maternidade se envolve de uma nota de alegria inexplicavelmente forte!... Quando estamos cansados, quase sem energia, sem paciência... e de repente elas saem-se com cada uma que fazem o efeito anunciado pelo Red Bull: revitalizam corpo e mente (e por pouco não me sinto a levitar)!
Às vezes são saídas daquelas "peganhentas", cheias de "babosices", que me deixam completamente besuntada de amor... tipo "Mas, ó mãe... dói-te as costas? Anda cá que eu faço uma massagem e já vais ficar boa!", ou então "Mãe, gosto muito de ti e és o meu amor!", ou ainda "Desculpa, mãe! Não ficas zangada comigo!... Por favor!...". Ora, por muito cansada, extenuada, sem paciência, etc... que se esteja, não se consegue resistir a tanto charme (já dizia o Pedro Abrunhosa).
Outras vezes, são daquelas que nos fazem soltar uma gargalhada (quando às vezes nem devíamos por estarmos no meio de um sermão)... tipo:
No banho, enquanto punha o amaciador no cabelo da Mariana, que é uma "doridinha" para se pentear:
- Ó mãe, vê se tens cuidado, porque se fizeres com força eu fico aborrecida e começo aqui a chorar e depois tu ficas chateada e dizes que vais cortar o meu cabelo à rapaz!
Ou então, depois de já estar a desesperar por ter perguntado 4 ou 5 vezes o que queriam lanchar e as cachopas nem se dignarem a dar uma resposta:
Leonor: Quero leite com cevada e bolachas do Noddy!
Eu (que não gosto muito que comam bolachas de chocolate ao lanche e tentava evitar este súbito desejo): Bolachas do Noddy?! Ó filha... do que tu te foste lembrar!... Acho que nem temos cá disso!... Escolhe outra coisa...
Leonor: Temos, temos! Anda cá que eu mostro-te...
(agarra-me na mão, abre a porta do armário onde efectivamente estavam guardadinhas/escondidinhas as bolachas do Noddy) e diz com um sorriso ao mesmo tempo triunfante e gozão:
- Olha aqui... estão ali, ó parolita!
P.S.: como é que eu podia resistir a esta saída?!... Impossível! Resultado: o lanche foi bolachas do Noddy!