Cirurgia de remoção da Fístula Branquial da Leonor

01 de Março de 2008
Já passou!... A cirurgia parece que correu muito bem (diz o cirurgião que tem quase 99% de certeza que removeu tudo) e ela está a recuperar muito bem!
Só foi pena um "incidente" inicial que quase me fez cancelar toda a cirurgia... ou melhor, eu cancelei e já estava preparada para voltar para casa... então não é que não me queriam deixar entrar com ela para ser anestesiada?!?!... Depois de eu ter frisado tanto que essa era a minha única condição... que queria estar com a minha filha até ela adormecer! Foi-me garantido que podia entrar com ela! Era para isto que eu estava psicologicamente preparada, e o próprio cirurgião me disse que achava que eu devia estar com ela até ela adormecer! E chega ao minuto de entrar no bloco e dizem que não posso?!... Passei-me! Completamente!... Agarrei nela, disse que não havia mais cirurgia nenhuma, que me ía embora e não voltavam a ver-me lá... que isto não se fazia!... Voltei para o quarto e o cirurgião voltou logo a seguir a pedir desculpa que era um "tal" enfermeiro-chefe do bloco, blá, blá, blá... mas que lhe tinha dito que se não me deixasse entrar não tornava a operar lá mais ninguém (não sei se terá sido bem assim, mas está bem!)... e lá me trouxeram a "vestimenta" para eu ir com ela! Só que, claro... esta situação toda alterou completamente o meu estado de espírito... Fiquei super-nervosa e nem sei como é que a Leonor se conseguiu manter serena na mesma e não chorou ao entrar no bloco!... Entramos, então às 9h35m... sentei-a na cama/maca e puseram-lhe aqueles autocolantes onde ligam os fios da máquina que faz a monitorização dos batimentos cardíacos. Depois foi a parte "dramática"... quando lhe colocam a máscara... esta parte é muuuuuito angustiante e acho que tão cedo não me esqueço do sentimento que vivi ao longo daqueles breves minutos que pareceram uma eternidade! E vê-la a "perder os sentidos" também não é nada agradável... porém tenho a certeza absoluta que tudo aconteceu de forma muito menos angustiante para ela por eu ter estado lá! Bom, mas antes das 9h45 ela estava anestesiada e eu estava a sair, e começou a operação. Às 10h45 estavam a trazê-la de volta ao quarto... estava a acordar da cirurgia! Esta parte também custou um bocadinho... mas felizmente foram só uns 10 ou 15 minutos... depois ficou muito calma, muito sossegadinha, a ver TV... às 11h50 trouxeram-lhe chá e bolachas (estava faminta!) e já estava mais arrebitada. Fartou-se de comer e recuperou logo todas as energias... queria levantar-se da cama, ir para o chão brincar com a irmã... mas ainda estava com o catéter do soro, pois queriam ver como ela reagia depois de comer... reagiu muito bem, e por isso às 13h15m a enfermeira veio-lhe tirar o catéter para irmos embora - eu estava cheia de medo que ela fosse chorar para tirar aquela quantidade toda de fita adesiva na mão e no dedo indicador... e ainda mais quando lhe tirassem o catéter... mas não! Portou-se lindamente!... Sempre a conversar com a enfermeira, a deixar fazer tudo... e ía dizendo a Mariana «Tu não magoas a minha mana, pois não? Tu és ámiga dela... e ela não chora!». Voltamos para casa e ainda comeu frango assado, batatas fritas e bolo de chocolate! Lanchou 2 taças de cereais com leite e ainda 2 ou 3 bolachinhas húngaras... e dizia o cirurgião que se calhar ela estaria enjoada, e que não déssemos nada muito pesado para comer porque ela nem teria vontade... foi o contrário! Até agora, graças a Deus, está muito bem... não inchou, não se queixa de dores nenhumas!... Oxalá continue assim!

Eu... estou de rastos! Esta noite não dormi nada bem... sonhei a noite toda com a Leonor... sonhei que a tinham raptado!... Passei a noite numa aflição tamanha, num sofrimento horrível... (era o meu inconsciente a funcionar, a revelar o medo da cirurgia).
Quando acabámos de almoçar tivemos esperança que elas quisessem descansar um pouco... mas qual quê?... Dormitaram um bocadinho (mas uma de cada vez), e não deu para descansar... eu ainda tentei dormir um pouco, mas eram 18h30 e a situação da "não permissão para entrar no bloco" não me saía da cabeça... fiquei mesmo muito perturbada!... Sinto que agora preciso de "des-stressar", sabem como é? De "descarregar"... de "descomprimir"!...
Oxalá esta noite de sono seja melhor que a anterior!
E oxalá a recuperação da minha princesa continue de "vento em popa"!...

Sem comentários: