São amigas ou zangam-se muito?

Março de 2008



Esta é uma pergunta que me fazem muitas vezes... acho que é a curiosidade natural que se sente em saber como é o comportamento dos gémeos, especialmente se é igual ao das outras crianças ou se existem particularidades... e claro que existem, ou nem se falaria tanto dos gémeos! E uma dessas particularidades tem exactamente a ver com a relação que se cria entre eles.

Falando do caso das minhas filhas, nitidamente não vivem uma sem a outra!... Basta uma estar 2 minutos calada num qualquer canto da casa, que a outra vem logo perguntar onde está a irmã... e pede para a ajudarmos a procurar porque não sabe dela... perdeu-a! Adoram brincar juntas e fazem, de facto, muita companhia uma à outra. Também se defendem mutuamente (desde que isso não implique acusarem-se a elas próprias)... como quando ralho a uma e a outra diz logo «Oh, mãe! Não fales assim à Mariana/Leonor porque ela fica triste e chora», ou «Estás a ralhar à minha mana?... Não se ralha!». São muito amigas, sim senhora... passam a vida a dizer que se adoram (mas usam a expressão "gostar muito"), brincam às mães e às filhas, às donas e aos gatos bebés (nova moda desde há uns 2 mesitos para cá), às doutoras e às doentes, ou então ao pai e à mãe... e até se vão entendendo quanto à alternância destes papéis, tirando o papel de pai que dá sempre origem a mais confusão, porque são as 2 muuuuito femininas e nenhuma quer fazer de homem!... ;)
Como costumam dizer-me: «é muito bom porque têm sempre a companhia um do outro», e «nunca brincam sozinhos», e «não precisam tanto da atenção dos pais, porque se têm um ao outro», blá, blá, blá...

Mas agora, num exercício que tem algo de novo para mim, vou tentar ver as coisas de uma outra perspectiva - nitidamente, porque estarei a passar uma daquelas fases em que me sinto mais cansada e por isso consigo ver alguns aspectos menos positivos e maravilhosos no facto de ter gémeas (perdoem-me minhas queridas filhas! A mamã anda mais cansadita e vocês, às vezes, parece que querem mesmo dar comigo em doida!). Bom, mas prosseguindo o tal exercício novo e até tentanto pôr-me na cabecita das minhas filhas e falar por elas, por aquilo que acho que ainda nem têm consciência, mas que devem sentir em alguns instantes das vidas delas (ainda que muito breves instantes):
«Sim, é bom ter a companhia do outro, é muito bom... mas tem que ser "sempre"?! Nunca posso brincar sozinha, sem ter a outra ao lado, a querer brincar comigo, ou simplesmente a ocupar o espaço onde eu queria estar SOZINHA? Não posso ter a mãe ou o pai só para mim, sem a outra vir logo reclamar também o seu pedaço de atenção?»

Pois... É muito bom serem duas! É verdade. Sim, não nego... quem sou eu?... Aliás, confirmei-o ainda agorinha, mas também há o outro lado... Não precisam tanto da atenção dos pais?... Talvez não peçam a toda a hora aos pais para brincarem com eles, talvez se entretenham às corridas um atrás do outro, ou a jogar a qualquer outra coisa... mas, e as vezes que os pais têm que intervir porque estão aos gritos (daqueles gritos em que sabemos que há pelo menos um ferido)?! A quantidade de vezes que somos chamados para resolver quezílias devem ultrapassar a quantidade de vezes que seríamos chamados para brincar se só tivessemos um... o tempo dispendido até pode ser menor, mas o stresse e cansaço psicológico, nem vos digo, nem vos conto! Isto, para além da supervisão constante que nos exigem (pelo menos as minhas exigem) porque estão sempre a inventar asneiras novas para fazer... e incentivam-se uma à outra no disparate! «Anda!... Anda!... Vamos fugir... vem aí a mamã! Corre, mana, corre!» (gritado no meio de gargalhadas, depois de alguma asneira que me pôs os cabelos em pé). Enfim... uma casa cheia de vida, é o que é!...
Só que, às vezes, o dia-a-dia (ainda por cima de uma educadora de infância) já é bastante "cheio de vida" e apetecia chegar a casa e ter uma vida assim só meio-cheia!... Tarefa algumas vezes complicada quando se tem um filho, muitas vezes complicadíssima quando se tem 2 filhos, quase sempre complicadíssima quando se tem gémeos e, digo eu, completamente impossível quando se tem as MINHAS filhas como filhas-gémeas!...
P.S.1: Apesar desta resmunguice toda, não queria que elas fossem de outra forma! Não trocava a minha vida tão cheia de mãe destas 2 pestinhas por nada deste mundo!
P.S.2: Amo-vos muito filhotas!

1 comentário:

Verónica disse...

Ola, vejo-me e revejo-me a cada palavra, frase, paragrafo...ser mae de gemeas é maravilhoso, mas TAAAAAOOOO cansativo, entao quando ha mais um, que ja tem idade para dar uma ajudinha, mas que complica ainda mais...so me apetece ter, de vez em quando, e como tu dizes, um dia meio cheio!!! Ai, qq dia fujo :-)))
jinhos