Fases... e Mea Culpa!

Fevereiro de 2009

Tenho muita coisa para contar... tantas novidades, tantas peripécias... mas não tenho tempo para tudo!
Vá lá que já consegui deixar um filme com as fotos do aniversário delas... agora falta o resto!
Bom... mas a vida é que não pára por causa da falta de tempo. Elas continuam a crescer... a desenvolver-se... a deixar de ser as minhas bebés de colo (mas continuam a ser as minhas bebés, só não são de colo!). Mas estão mesmo a crescer!... E nem sempre tem sido fácil lidar com alguns aspectos do crescimento delas - o quererem começar a impôr a sua vontade, as inseguranças que vão demonstrando (especialmente a Leonor), o comportamento irreverente e desafiador... ai, ai!...
Muitas vezes tem sido mesmo complicado! Estas últimas semanas então... têm sido de loucos! A Leonor anda a passar uma fase que me deixa um pouco (bastante!) preocupada! Parece-me carente, afectivamente descompensada, mas não sei porquê!... E depois revolta-se! Quando estamos a contrariá-la parece que "se passa" completamente!... Cheguei a pensar levá-la a um(a) psicólogo(a), mas acho que vamos dar mais uma os duas semanas... a educadora acha que estou a exagerar, que não devo partir já para isso... a responsável pelo prolongamento (que é psicóloga) também acha que isto é tudo normal, que tem a ver com a afirmação delas próprias, com o facto de serem gémeas... e não lhe parece que eu tenha razões para me preocupar excessivamente. Cá em casa estamos a "adaptar" o nosso comportamento com elas para ver se as coisas acalmam. Como? Tentando ter mais paciência, mas fazendo sentir a nossa firmeza.
A Mariana, "anda na boa"!... Aquela rapariga tem um "mundo" que é só dela e parece que às vezes não conseguimos lá chegar... também tem o feitiozinho dela, claro! Teimosa como sei lá o quê! Argumenta tudo (aliás, sãs as duas assim)... mas acho que aceita melhor os castigos, talvez porque os entende de uma forma mais sensata do que a Leonor... não é que goste deles, claro, mas não fica "transtornada" como a Leonor fica!
Espero que esta fase da "Nor" realmente seja apenas uma fase e que passe... a verdade é que começa a notar-se que a relação entre elas está a mudar... já nos tínhamos apercebido cá em casa que a Mariana é mais "mandona"... gosta de ser ela a escolher tudo, inclusivé a escolher as coisas para a irmã - e mesmo que a ela não lhe afecte nada, faz questão de tentar convencer a irmã em relação ao que ela acha melhor! Mas nós vamos sempre mediando a relação e dizendo que ela tem que deixar a Leonor escolher o que ela quer!... Esta semana questionei a educadora e a responsável do prolongamente no sentido de saber se elas achavam que havia uma delas que liderava a relação. Resposta das duas (separadamente): "Claro! Isso é óbvio!"... As duas dizem que a Mariana é que lidera, que está sempre "em cima" da irmã, quer sempre que a Leonor brinque com ela... e que a Leonor até faz muita coisa para impressionar a Mariana! Fiquei espantada! É que cá em casa não nos apercebemos desta liderança de forma tão nítida! A Mariana parece liderar, mas ao mesmo tempo, muito agarrada à irmã, quase que a depender dela, pois até lhes responde (aos adultos da escola) que a Leonor tem que brincar com ela "porque são irmãs e são gémeas"! Agora vamos estar mais atentos... até porque esta fase da Leonor pode até ter a ver com a relação com a irmã. Mas não acho que seja só isso, acho que também tem muito a ver com a mudança de algumas rotinas na vida delas... e a Leonor sendo mais "mimalhinha" sente de uma forma mais emotiva. Deixei de ser eu a levá-las e a ir buscá-las à escola... Deixei de as ver durante o dia... Passei a ter o tempo mais ocupado, com trabalhos para fazer, etc... e até parece que elas dizem à educadora que "a mãe trabalha muito e anda sempre com muitos livros"!... Mea culpa! Agora estou a tentar dedicar-lhes mais tempo! Claro que continuo com o Mestrado, mas bolas! Primeiro as minhas princesas lindas! Se não fterminar com 18, termino com 14! O importante são as meninas. Elas estão 1º que tudo!

1 comentário:

Rita disse...

Estão lindas as tuas princesas...

Olha... na ultima consulta com a minha G.O., a Dra. teresinha, ela contou-me a historia de uma mãe que tinha um problema mto parecido com o teu... vou-te contar:

Eram 2 rapazes, um mto mais dominador que o outro... era sempre um a escolher a roupa primeiro, escolhia a dele e a do mano, escolhia o queria para o peq. almoço, sempre cereais e dizia que o mano tb queria cereais... e mesmo qd perguntavam directamente ao mano o que queria para o peq almoço, ele respondia... o mano já respondeu, quero cereais... solução recomendada pelo pediatra: 2 semanas separados. O dominador foi 2 semanas para casa da avó e o outro ficou com os pais... foi "obrigado" a fazer as suas proprias escolhas e os pais descobriram que afinal de contas o miudo ate nem gostava mto de cereais, preferia leite e pao com manteiga. Foram 2 semanas de adaptação, que custou um bocado claro pk afinal de contas sao gemeos e amigos mas valeu a pena. Foi com grd espanto do dominador que qd se voltaram a encontrar viu que o mano afinal escolhia outra coisa, mas aceitou e a relação entre eles e com as outras pessoas melhorou substancialmente. Eles deviam ter a idade das tuas pelo que me lembro dela contar. Esta historia ficou-me na memoria. Espero que te seja util. Beijinhos.

Rita, Tiago e Diogo

PS: Não tens aparecido no grupo de gemeos ou é impressao minha???