(In)disciplina!

Outubro 2006
Relativamente ao assunto da (in)disciplina... que sorte a de quem diz que não tem de que se queixar!!! As minhas filhotas são ainda tão pequenitas (22 meses) e já me dão bastante que fazer a esse nível! Estão sempre a quebrar as regras... e nós sempre a ralhar, a dar palmaditas... enfim! Todos os dias fazem os mesmos "disparates", aqueles que sabem que não podem fazer (tipo arrastar as coisas para subir para a cómoda e daí empoleirar-se na janela... ou então abrir as gavetas da cómoda e tirar a roupa toda para fora... ou subir para cima da mesa de jantar... etc., etc., etc.). E não pensem que é porque deixamos que façam... andamos sempre atrás delas, sempre a ralhar (às vezes já nem se ralha, há alturas em que são mais gritos do que outra coisa!), sempre a dar palmadas, mas nada resulta... claro que no momento choram, percebem que fizeram mal, mas a maior parte das vezes ainda ficam "furiosas" connosco, chamam-me "má" ou "feia"... e daí a 5 minutos, se me apanharem distraída, lá estão elas a repetir o disparate, ou a inventar outro ainda pior! E no infantário, é a mesma coisa... como já vos disse, sou educadora e trabalho no mesmo infantário que elas frequentam. Pois… ultimamente, as minhas colegas passam por mim e dizem a rir "as tuas filhas são umas pestinhas", "tens ali duas jeitosinhas! ", a educadora delas diz a mesma coisa... estão sempre a quebrar as regras, chamam-lhe má quando ela ralha ou põe de castigo... andam sempre a subir a tudo (e os coleguinhas começam a imitar!)... Ainda ontem, a educadora delas cruzou-se comigo de tarde e disse "a tua Leonor já partiu a caneca do leite!... E ao almoço atirou com o prato para o chão!", e eu… fico "com cara de tacho", o que é que hei-de dizer? Claro que elas em casa não atiram a louça para o chão... porque estamos sempre em cima delas, sempre a evitar este tipo de coisas! Se calhar se as deixássemos sozinhas, ou com mais liberdade durante a refeição, atiravam tudo ao ar!!!
Sabem o que eu acho? Acho que o facto de serem gémeas tem influência... porque são duas irmãs exactamente da mesma idade... estão na mesma fase de desenvolvimento, com o mesmo tipo de atitude perante o outro e o mundo que as rodeia. As minhas, por exemplo, chegam a chamar uma pela outra para fazer um disparate... ainda este Verão, na praia, uma levanta-se e começava a fugir de nós, enquanto chamava a mana ("Leonor, anda! Anda" ou "Mariana, anda! Anda!"). E no caso delas, este tipo de situação acontece muitas vezes... andam sempre atrás uma da outra e basta uma começar a fazer o disparate e soltar uma risada que a outra vai logo imitar e desatam as duas à gargalhada! Até mesmo quando uma faz um disparate e é repreendida, ou leva uma palmadita, a outra vai a seguir fazer igual! Nem por ver que a irmã não foi “bem sucedida” elas desistem!!!...
Claro que também são uns amorzinhos (aliás, as coisas mais fofas, lindas, adoráveis, doces que existem à face da terra!), e quem as vê por períodos curtos (por exemplo, quando cá vêm visitas a casa, ou quando vamos sair, jantar fora, ou algo do género…) diz que elas se portam muito bem... até a minha mãe dizia isso – andava sempre a dizer que elas eram muito bem comportadas, que não eram de fazer birras, etc... Mas quando foi passar férias connosco, este Verão, disse-me: "Agora é que eu estou a conhecê-las.. . não fazia ideia que elas eram assim tão pestinhas!" E ainda não têm nem 2 anos!!! Os casos de que me falaram diziam mais respeito aos 3 anos, e o que é certo é que aos 3 anos as crianças costumam fazer berreiros e birras, pois esta é a idade do negativismo e do protesto, que são muito importantes para a sua auto-afirmação, para além de serem crianças muito instáveis, imprevisíveis e que mudam constantemente de desejos e decisões... daí que a questão a (in)disciplina seja muito premente nestas idades... e quanto a mim, mais ainda no que diz respeito aos gémeos, por se desafiarem, se espicaçarem e se estimularem mutuamente!
E, por hoje, tenho dito!

2 comentários:

dacj_a disse...

Ola que grandes que elas estão!!!
Pois é duas é muito pior desafiam-se uma a outra, as minhas mesmo assim não são de fazer muitos disparates.
Beijinhos
Dulce

Paraíso disse...

pois é sou eu a "chefinha", venho testemunhar que estas princesas são mesmo umas pestinhas levadas da breca. sempre que as visito na sala ou eatão em cima de uma cadeira ou em cima de um armário ou a "bater2 no vizinho do lado. mas são as nossas pestinhas e são esta aquelas que nós - Educadoras -nunca esquecemos. há coisa melhor que uma malamdrice bem feita????