Só visto! (E ouvido!)

Outubro 2006
As minhas meninas estão um "máximo"! Agora estão a começar a desenvolver muito (e muito rapidamente) a linguagem como forma preferencial de comunicação - porque até há pouco tempo atrás apontavam, gesticulavam, choravam, gritavam, e lá diziam uma ou duas palavrinhas que quase só a mãe (pronto, e o pai, também) entendiam... Agora, não! Repetem absolutamente TUDO o que nos ouvem dizer (até aquelas coisas que não precisavam de aprender, tipo a mandar-nos calar, etc.), e de vez em quando somos surpreendidos com cada saída, que só visto!... Aqui ficam alguns exemplos mais recentes - se bem que, para ter noção da cena total, seria necessário ver as caras delas quando se saem com estas tiradas!... Está visto! Vão ser refilonas como a mãe...:
«Mamã!... Tá caiada!» (calada) e a pobre da mamã só estava a cantar com elas, mas a Mariana achou que eu devia estar a desafinar, de certeza!
«Ai, ai, ai! Ai a menina!» esta é dita pelas duas, milhões de vezes, principalmente de uma para a outra, porque entendem que a outra está a fazer algo que não devia!
«Papá!... Caiado!» (calado) dito pela Leonor, com o ar mais autoritário que se possa imaginar, porque o pai lhe estava a ralhar!
«Nionori!... Chá chega! Feia!» (Leonor, já chega!) diz a Mariana quando vamos no carro, a caminho da escola, ou a caminho de casa, porque entende que a irmã não deve ir a cantar!
«Pááááááááára! Má!» este pode ser considerado o grito de guerra da Leonor, e é proferido quase todos os dias, em voz bem alta, também durante os percursos casa-escola-casa, porque acha que a Mariana a está a incomodar com as suas cantilenas!...
«Num bate à Miana!» (Não se bate à Mariana) claro que quem diz isto é a própria Mariana! E di-lo quando está a ralhar com a irmã porque ela lhe bateu, mas também me diz a mim quando está a fazer uma asneira "daquelas" e começa a correr a fugir de mim, enquanto diz "Mamã, num bate à Miana!»
Claro que não estão a desenvolver-se só na parte de "ter sempre respostinha para tudo"!... Também já se explicam muito bem, pedem o que querem, cantam muitas canções, etc. Por exemplo:
«Mamã, o BD do Noddy! Põe!» (o DVD do Noddy) é Noddy a toda a hora! Não sei como é que elas não enjoam! Temos 7 DVD's do Noddy mas acho que vamos ter que investir em mais alguns...
«A mújica? a Xuxa? Põe!» (música) pronto, está bem... de vez em quando lá pedem qualquer coisa diferente, sem ser o Noddy, como por exemplo os DVD's da Xuxa!
«Mamã, pão matêga!» (pão com manteiga) esta quem diz mais vezes é a Mariana, porque gosta muito de pão com manteiga.
«Biacha! Queio biacha!» (Quero bolacha) e pode ser a "biacha", a banana, a "peia" (pêra), bolo, "áua" (água)...
«Ai, ai!... o chi-chi! A xanita!» (sanita) pois... lá vão avisando que querem ir à sanita, ou ao pote, mas a verdade é que quase nunca fazem quando lá chegam! Bem as vou lá pôr, acham piada a estar sentadas na sanita, ou a andar sem fralda pela casa, com o pote atrás... mas a maior parte das vezes não fazem! «Num xai!» (não sai!) dizem elas.... ou então vêm a correr ter connosco, a gritar «Ai, ai!... Tá miado! Tá miado!» (molhado), o que significa que já fizeram chi-chi pala casa fora!!! Mãe sofre!... (OK, OK... pai também!)

1 comentário:

dacj_a disse...

pois é as nossas pequenitas estão a crescer e a aprender a comunicar. As minhas também ja começam a dizer muita coisa e a quererem se explicar, ainda hoje a Inês mal acordou perguntou pelo cuca (ruca) e falou imenso não percebi tudo mas parecia que estava a explicar o que o Ruca tinha feito ( em sonho certamente)...
Bjs
Dulce