Consulta dos 2 Anos

Novembro 2006



Lá fomos, ontem, à consulta de rotina dos 2 anos... veio mesmo a dar jeito ter sido marcada para esta semana, porque elas andavam cheias de tosse, muito "ranhosinhas" e a Leonor fez febre 3ª e 4ª feira (o que quer dizer que não fui trabalhar 4ª, 5ª e 6ª, que é hoje). O pediatra diz que estão com uma "adenoidite", cheias de 'porcaria' na garganta... Resultado: antibiótico Clavamox e Zyrtec para as 2!
Quando lhes viu os ouvidos... até se assustou - aliás, coisa que acontece desde que elas são bebés - elas têm tendência para acumular a cera lá dentro, só que desta vez parece que o panorama estava pior... o pediatra ainda tirou alguma coisa dos ouvidos da Leonor (que ficou muito queixosa desde essa altura), à Mariana nem lhe mexeu... Resultado: marcar consulta de Otorrino com urgência porque precisam de limpar a cera (podem inclusivé estar a ouvir mal). Claro que já está marcada: na 2ª feira, às 18h, lá vamos nós levá-las a uma sessão de "sofrimento".... (a mãe também sofre!).
Entretanto, há cerca de 1 mês atrás a Leonor tinha andado queixosa das costas - coisa que se arrastou por cerca de 3 semanas (queixava-se 1 ou 2 vezes por dia e apontava para o fundo das costas)... a certa altura fez um febrão enorme e chamamos o médico a casa que mandou recolher urina para análise... o resultado foi "normal", mas o pediatra, ontem mandou repetir as análises e também fazer uma ecografia renopélvica para saber se ela terá ficado com alguma lesão nos rins (isto, se é que ela chegou a ter alguma coisa!)... Resultado: mais um exame para fazer (também já está marcado: sábado de manhã).
Falamos ainda ao pediatra acerca do "sopro" que ele diagnosticou à Mariana, logo na consulta dos 15 dias... é que na altura ele disse para não nos preocuparmos, que era um "sopro inocente", que não havia problema nenhum e que se ele a certa altura achasse que era preciso ser avaliada, nos encaminharia... bem, a verdade é que fiquei descansada, e não me tenho preocupado com isso, só que, ultimamente tenho houvido falar de vários casos em que foram diagnosticados "sopros inocentes", mas que estão a ser vigiados em cardiologia - e claro está, comecei a sismar com isto («será que não há mesmo razões para me preocupar?», «e se não for assim tão "inocente" quanto isso?», «se estes casos andam a ser seguidos, será que a Mariana não devia estar também a ser seguida?», etc., etc., etc.). Então, falei nisso ao pediatra e ele disse que não tinha conseguido avaliar a situação porque ela chorou o tempo todo que ele esteve a examiná-la e assim era impossível ouvir qualquer sopro!... Como percebeu que eu andava com "macaquinhos" na cabeça, achou melhor mandar fazer avaliação da situação, e mandou fazer às 2! Resultado: marcar 2 ecocardiogramas (também já está marcado - isto é que é eficiência - para 3ª feira, dia 5/12).
E agora "aligeirando" mais a conversa que mais parece um "receituário" de exames... de resto, está tudo óptimo! Elas continuam a crescer bem, estão bem desenvolvidas e não há razões para preocupações (se esquecermos toda a parafrenália de exames a fazer!).
A Mariana pesa 11.800Kg e a Leonor 11.600Kg (esta diferença, que pode ir de 100 a 300 gr. tem sido uma constante desde que nasceram!)
Quanto à altura: a Mariana mede 88cm e a Leonor 88.4cm (engraçado que esta diferença de altura, que pode ir de 0.4 a 0.8 cm entre elas, também tem sido uma constante, mas só desde há um ano atrás).
Aproveitei para perguntar ao médico o que ele tinha para nos dizer quanto ao uso das chupetas... e sabem o que ele disse? Até aos 3 anos, não há qualquer problema! Eu ainda lhe disse que já não lhes dava chupeta durante o dia, que só punham para dormir, mas ele ainda me respondeu: «Mas dê... dê, porque as acalma e não tem problema!». Mas acho que não vou dar... não as noto stressadas por causa disso... se algum dia estiverem a pedir muito, pronto! Lá darei, mas "por dá cá aquela palha", não... pode não lhes fazer mal, mas bem também não fará, e se calhar quanto menos dependentes delas estiverem, mais fácil será para as deixar!
Finalmente, falamos ainda com o pediatra sobre a questão "mono ou dizi?" e ele vai ligar na 2ª feira à tarde para o Instituto de Genética para se informar de como funcionam estas coisas de Testes de ADN, etc...
E foi assim a nossa consulta de rotina dos 2 anos (imaginem se não fosse simples rotina!)... UFA!

Sem comentários: