Mono ou Dizi?

Novembro 2006


Pois é... esta coisa dos gémeos tem que se lhe diga. Olha-se para uns e vê-se logo que são gémeos (chapadinhos um do outro) e olha-se para outros que nem parecem (tipo: um versão loira, outro versão morena!). No caso da Leonor e da Mariana, tem sido assim:
- Ai que giro! São gémeas! E são mesmo iguaizinhas!... Estas não enganam - vê se logo que são verdadeiras!
- Mas não são... (dizem os pais)
Pois... e aqui é que a porca torce o rabo (que raio de expressão... mas que se aplica, aplica!)!
Já há algum tempo atrás, apanhei assim "pelo ar", no meio de uma mensagem no grupo de gémeos, qualquer coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha (mais uma expressão jeitosa!)... mas lembro-me que fiquei em dúvida porque me pareceu que alguém disse que apesar dos seus rebentos serem de placentas diferentes, eram monozigóticos (os vulgos "gémeos verdadeiros"). Ora isto vinha contra a informação que eu tinha até ao momento: se existem placentas diferentes, são gémeos dizigóticos (vulgo "gémeos falsos" - para mim são tão verdadeiros como os outros, por isso prefiro chamar-lhes gémeos fraternos ou dizigóticos). Mas até há bem pouco tempo atrás, não tinha ainda conseguido obter informação mais detalhada sobre este assunto, por isso passei a responder ao comentário referido acima com qualquer coisa como:
- Pois, mas olhe que não... pelo menos foi o que sempre nos disseram os médicos! Elas tinham placentas diferentes, por isso acho que não são gémeas verdadeiras!...
No entanto. ao que parece isto não é assim tão "trigo limpo, farinha Amparo"... (hoje estou numa de expressões corriqueiras, está visto!)

Quando, em Março de 2004 engravidei de GÉMEOS foi, claro está, uma surpresa! Não sabia que tinha gémeos na família, mas tinha (a minha bisavó era gémea de um rapaz, portanto a minha trisavó é que teve gémeos... e desde essa geração mais ninguém teve gémeos na família). E a sorte grande saiu-me a mim! Fiquei felicíssima ao saber que estava grávida de gémeos, especialmente porque o encarei como uma forma de Deus me compensar pela perda extremamente dolorosa que tive na 1ª gravidez! E o Pedro, então... nem se fala! Desde que começamos a namorar que ele dizia que nós íamos ter gémeos (porquê?!?!)... claro que ninguém ligava ao que ele dizia e ele era "gozado" (no bom sentido, claro!) por toda a gente, por isso imagina-se como ele ficou quando a obstetra lhe disse «Olhe para o monitor... quantos vê? Tem 2 saquinhos! São gémeos!»...
Mas, adiante… soube que estava grávida de gémeos às 6 semanas e havia (como já referi) 2 saquinhos... mais tarde comprova-se que têm placentas diferentes, e logo, toda a gente me diz que são gémeas "falsas" (nome que, volto a repetir, eu não aprovo... quando muito "gémeas não idênticas" ou "gémeas fraternas", mas o melhor mesmo é dizigóticas para as fraternas, e monozigóticas para as idênticas)... e assim foi até há bem pouco tempo... porque, pelos vistos não é bem assim... E vou citar um livro que acabei de ler hoje (Danças com Gémeos, de Maria Clara Paulino): «...ao contrário do que por vezes se ouve dizer, a existência de 2 placentas não indica, necessariamente, estarmos na presença de gémeos dizigóticos.» Claro que se os bebés são de sexo diferente, desvanecem-se quase a 100% as dúvidas... aí serão dizigóticos, mas as minhas princesas são do mesmo sexo! Pois é... e como se pode saber? Se eu ainda estivesse grávida, pedia à obstetra que, findo o parto, examinasse a placenta e a enviasse a um médico patologista para verificar se existe 1 ou 2 córions – uma das membranas que constituem a placenta (se só há 1, são monozigóticos, se há 2 podem ser mono ou dizigóticos - e neste caso, tem que se fazer análise sanguínea!). Mas eu já não estou grávida!... Agora resta-me um teste de ADN que estou a pensar seriamente em fazer às minhas pequenitas... mas talvez não para já... não as queria submeter a uma recolha sanguínea, mas logo vejo!... Hoje temos consulta no pediatra delas e vou falar sobre isso com ele e pedir-lhe a opinião! A verdade é que elas são muito parecidas fisicamente... mesmo a família mais chegada as confunde, e toda a gente comenta "elas são iguaizinhas!!!"... e é importante saber se são mono ou dizigóticas porque isso tem repercussão no desenvolvimento delas, na relação que estabelecem entre elas e na forma como interagem com o mundo. Claro que para mim, elas são bem diferentes e eu nunca as confundi, mas "mãe é mãe"!... E até o pai, de vez em quando, se engana! De forma que eu gostava de tirar a dúvida! Vamos ver o que diz o pediatra!

Tenho cá um "feeling" que elas são dizigóticas, mas nunca se sabe... e pelo que tenho lido, é preciso ter algumas preocupações mais cuidadas com o desenvolvimento da personalidade dos gémeos quando estes são monozigóticos, principalmente no que diz respeito ao processo de individualização... para além disto, em questões de saúde também pode ser importante saber se são mono ou dizi (se por exemplo, um dos gémeos manifestar diabetes, é provável que o outro, sendo monozigóticos, também venha a manifestar a doença), e é por isto que gostava de ter a certeza! A ver vamos, se algum dia conseguirei desvanecer as dúvidas!...

Posted by Picasa

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Também passei pelas mesmas dúvidas...e fiz a análise genética! Tive 2 rapazes o mês passado, de duas placentas, mas a minha obstetra estava bem informada e sugeriu a análise exactamente pelas mesmas razões que tu queres fazer! Assim, tirei logo o sangue dos cordões umbilicais deles (evitou serem picados) e o resultado já chegou, são fraternos. Mas, por acaso, os meus são mesmo um loiro e um moreno apesar de parecidos!! Mas como foi tudo planeado antes de os conhecer.....acho que valeu a pena fazer o teste na mesma. Um beijinho Filipa (Diogo e Miguel).Deixo aqui o meu mail se tiveres mais dúvidas sobre essa análise ou outra conversa qualquer!
pipa@agrafo.com

Anónimo disse...

Oi eu estou com esse mesmo problema, as minhas filhas são idênticas, porem quando eu estava gravida o mèdico disse que era gemeos fraternos, pois existia duas placentas, só que quando nasceram o medico disse que era placenta única, fiquei sem entender até hoje...assim que nasceram elas fizeram exames e tem o mesmo tipo de sangue.

Só não entendi o pq de nas ultras aparecia duas placentas.