Cansada? Nah!...

Janeiro, 2008
 
Cansada, eu? Nem pensar!... Ah!Ah!Ah! Claro que estou...
 
Não creio ter das tarefas mais difíceis, quando comparada com outras mamãs de gémeos/as... vou levando as coisas... as minhas princesas fazem as birras delas, pegam-se muito, andam numa fase de gritos (principalmente a Leonor) que até mete medo (ao que parece, aprenderam com uma coleguinha da escola que grita a "torto e a direito")... e há dias em que, verdadeiramente, me apetece "vendê-las" (lol)! Então quando andam uma atrás da outra a "picarem-se" constantemente: "Eu tenho a tua boneca! Olha, olha!..." para fazerem a outra gritar/chorar... apetece-me "desfazê-las" (como eu lhes digo, quando já estou completamente 'passada dos carretos').
 
Quanto à lida de casa, não me posso queixar muito... tenho uma empregada 2 x por semana, o que ajuda bastante!... Claro que continuo a ter que pôr a máquina a lavar, estender e apanhar a roupa, cozinhar (embora às vezes vá buscar comida fora), tratar das sopas, preparar roupas e mochilas do dia seguinte, dar banho, etc... tudo o que todas as mamãs (a não ser que tenham empregada diária) têm que fazer... a diferença é que não perco muito tempo na limpeza da casa nem com roupas ao fim-de-semana, pois deixo isso para a empregada, e o meu marido vai dando uma mão(zinha) no dia-a-dia!
 
As noites, já foram bem piores... muuuuito piores! É verdade que têm 3 anos e ainda é muito raro dormirem a noite inteirinha, sem acordarem, mas... ao que vou lendo e ouvindo de outras mães, não me posso queixar... acordam 2 ou 3 vezes, mas é coisa rápida... um ou dois minutos e já estão a dormir outra vez (isto, geralmente, claro... às vezes também há noites DAQUELAS). E normalmente é por fases... ou é a Leonor que anda numa de acordar e a Mariana dorme seguidinho, ou o contrário - não costumam ser as duas a dar más noites (revesam-se)!
 
Quanto a saídas... aconselho vivamente, desde cedo (saídas assim com regularidade, talvez sejam mais fáceis a partir dos 12 meses, mas tb depende para onde é... se for passear ao ar livre ou ir a casa de amigos/família, pode ser muito mais cedo)! Almoçar/lanchar/jantar fora? Claro!... porque não? Então, agora que nem há fumo em cafés e restaurantes... Pelo menos experimentar... se realmente for um caos, será de pensar em "adiar" um pouco nova saída, caso contrário, é ir em frente! Portar-se mal? Claro que podem portar-se mal... são crianças!!! É a coisa mais normal do mundo, ver uma criança a fazer uma birra. Não é lá muito bonito, é verdade... seria preferível se não as fizessem, é verdade... mas se fizerem, que tem? Nós adultos, quantas vezes fazemos cenas tristes? Ainda por cima quando falamos de bebés até aos 24 meses... levem-nos, habituem-nos a outros ambientes, a outras rotinas... desde que os pais se sintam confortáveis com isso, com o sítio para onde vão, com as pessoas com quem vão. Lembro-me de que quando as minhas eram mais pequenas, não íamos muito almoçar/jantar fora com amigos... elas não aguentavam muito tempo e tinhamos que vir embora, porque nem convivíamos... mas sozinhos (os 4) íamos algumas vezes, tomávamos a refeição rapidamente, mas íamos! E outras vezes combinávamos jantares em casa com amigos (na nossa casa ou na casa de amigos).
 
Quanto às mamãs de gémeos mais novos que, que por vezes ficam assutadas... o trabalho não irá desaparecer... deixa-se o peito, os biberons e as fraldas... começam as guerras, as birras, os gritos... mas, quanto a mim, é muito mais fácil agora do que em bebés! Da minha experiência pessoal, as coisas têm vindo a tornar-se mais simples... menos cansativas não poderei dizer... mas é um cansaço diferente... tal como se deseja umas "férias de filhos" (coisa que eu, por acaso, não desejo porque não conseguia... galinha!), também nos deliciamos com a descoberta diária que fazemos dos nossos rebentos.

Sem comentários: