A mãe também tem direito a... (descubram!)

Pois então... claro que uma mãe também tem direito aos seus momentos de lazer... a fazer algo para si. Por si.
Nisto, devemos todos concordar. (Não?)
É verdade que nem sempre conseguimos (eu, então, tenho uns anos de défice para recuperar). Mas estou determinada a mudar. Vou "cuidar de mim", sem CULPAS!
Mereço. Sei que mereço, embora muitas vezes ponha isto em dúvida... as culpas... sempre as culpas... os remorsos... o achar que é egoísmo... que estou a "abandoná-las" para fazer algo por mim.
Mas elas estão mais crescidas, e também precisam de perceber que tenho sido "galinha" em excesso... que não podem ficar permanentemente protegidas debaixo das minhas saias.
Há momentos em que elas próprias reclamam uma certa independência. Mas também há os outros - sabem por "onde me apanham" e jogam, emocionalmente, fazendo-me sentir que sem mim ficam horrivelmente mal - dramas próprios de 2 miúdas bem espertalhonas e mimalhas!
Mas como estou (quase) decidida e determinada a mudar... já começo a aprender a não ceder a estas chantagens - mais frequentes, atualmente, pela Leonor.

Ora, aqui há dias, ía sair, depois do jantar. Combinei um cafézinho com amigas... daqueles encontros de ladies, para pôr a letra em dia, rir, partilhar... chorar, se for caso disso!
Que 4 grandes mulheres: deixamos os filhos e lá fomos sair à noite, livres e desimpedidas!

Bem, antes de sair de casa, chamo as miúdas para me despedir, e sucede-se o seguinte diálogo:
- Meninas, venham dar um beijinho à mãe, porque vou sair.
L- Sair?!... Vais sair?
- Sim, vou.
L - Outra vez?
- Outra vez?!... Até parece...
L- Mas onde é que vais?
- Vou tomar café com uma amigas!
L- O quê? Tomar café com umas amigas?!...
- Sim. Porquê? Não posso ir tomar um café com as minhas amigas?
M- Sim, Leonor! A mãe não pode ter assim uma noite louca de teenagers, com as amigas dela?
- Noite louca de teenagers? Que queres dizer com isso?
M - Olha, assim, sair para curtir com as amigas... falar dos rapazes, assim tipo "olha aquele é tão giro!"...
- Mariana, tens noção que eu sou uma mulher casada?
M - Pronto, está bem... falas do pai, então!
- Ah!... Só se for...
M - Sim... contas às tuas amigas que ele é preguiçoso... que não faz nada...
- Olha que falamos dessas coisas... dos maridos e assim...
M - A sério? Vocês contam essas coisas umas às outras?!...

Parece-me que a M achava mais piada à sugestão dela. Sair com as amigas para falar sobre os maridos... onde está a piada disso?


P.S.: Obrigada, amigas! Estava num dia tãããão mau... fiquei bem!


Sem comentários: